UpSide Down ADVERTE ! Abaixo desta tarja vermelha você vai encontrar altas doses de ética, cidadania, bom senso e culto à educação, tudo de forma EXPLÍCITA. Porém se você, assim como nós do UpSide Down, também acha que este mundão está de cabeça para baixo, com muita coisa errada, com péssimos exemplos dos formadores de opinião, falta de ética, inversão de valores e outros troços, então este blog foi feito para você, cidadão ! Fique à vontade.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os jovens e o futuro ...

Acesse a reportagem
A reportagem ao lado nos informa sobre um 'acidente' ocorrido em S. Paulo, que envolveu uma dezena de vítimas (sendo uma quase fatal) e um jovem que saia de uma balada, segundo a polícia, embriagado - o jovem se recusou a fazer o teste para medir o teor etílico do sangue.
O pai (um vereador) do jovem, declarou que a criatura, hoje com 19 anos, sempre foi trabalhador (desde os 18, né?) e que (a criatura) comprou o carro com o fruto do trabalho (p.... 200 mil em um ano de trabalho !). Declarou também que ele (a criatura) nunca havia se envolvido com bebedeiras ou brigas, bem como em acidentes (???) de trânsito. (Leia a reportagem e conclua se o evento pode ser chamado de 'acidente de trânsito', por favor ).
Falo por mim, agora:
-Os jovens de hoje são o que são por culpa dos pais, superprotetores e provedores de tudo o que eles desejam. Boa parte deles também norteiam suas atitudes pelos (maus) exemplos dos políticos e de alguns formadores de opinião, exemplos estes que vemos amplamente e diariamente divulgados pelos meios de comunicação. A juventude (boa parte dela) está apresentando, em decorrencia disto, forte distorção da imagem própria, desvios de conduta com uma certa inversão de valores, além da dificuldade em discernir entre o que é certo ou errado. Uma recente pesquisa, ainda não publicada, com jovens de escolas da região, apontou que a maioria deles acha que vai 'se dar bem' na vida e que vai ganhar muito dinheiro embora não saibam ainda como isso vai acontecer nem qual a carreira que seguirão. Alguns acham que estudar 'não é legal' e outros não enxergam como isso (o estudo) poderá ajudá-los pois 'está cheio de gente com diploma na mão e sem emprego formal'.
O mercado de trabalho, percebendo a falta de bons profissionais e a dificuldade no preenchimento das vagas de trabalho, culpa a (falta de) educação. Eu também.
Recentemente, aqui em Poços de Caldas, aconteceu um fato semelhante que culminou, após atropelamento de pedestre na calçada, com a morte de uma jovem mulher. Assim como no caso de São Paulo, o atropelante, também um jovem de 19 anos, sem habilitação e embriagado, está em liberdade.
Por favor leitor, note que não estou culpando e não sou contra a juventude, muito pelo contrário (se for necessário, acesse o meu perfil no Facebook (sidneypk) e veja quem sou e o que faço), os alvos da minha malhação são outros. Tenho certeza que faço a minha parte colaborando com a educação dos jovens, não só passando adiante os ensinamentos da disciplina que leciono mas também, e com frequencia, conversando com os 'meus' jovens sobre cidadania, comportamento, ética e amizade - coisa que (todos) os pais deveriam fazer mas nem todos o fazem ...
A voce leitor, que assim como eu, também teme pelo seu futuro e pelo futuro da juventude, deixo a seguinte pergunta:
- O que será deste país, considerando-se a atual situação da educação, os políticos, governantes e formadores de opinião que temos e os jovens já 'contaminados' por essa situação e que em breve assumirão os nossos lugares na 'direção' ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário